sábado, 23 de junho de 2012

Basílica de São Pedro - Vaticano


A Basílica de São Pedro é maior das igrejas do cristianismo e um dos locais cristãos mais visitados.Cobre uma área de 23000 m² ou 2,3 hectares (5.7 acres) e pode albergar mais de 60 mil devotos (mais de cem vezes a população do Vaticano). Situada na Praça de São Pedro, sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Bramante, Michelangelo, Rafael e Bernini.A construção do atual edíficio sobre o antigo começou em 18 de abril de 1506 e foi concluído em 18 de novembro de 1626,sendo consagrada imediatamente pelo Papa Urbano VIII. A basílica é um famoso local de peregrinação, por suas funções litúrgicas e associações históricas. Como trabalho de arquitetura, é considerado o maior edifício de seu período artístico.
Esse foi o lugar em que mais quis estar com minha família. Vi os rostos, as expressões dos meus pais e meus irmãos em cada parte da Basílica... 
Chorei, sorri, gravei tudo dentro de mim. 
São tantos detalhes, citarei alguns ;)
Na verdade, falar é difícil. São tantas histórias, tantos detalhes. ainda mais com a mistura de emoções. É complicado expressar tudo! Já peço desculpas!




 Pietà - Michelangelo
A Pietà (em português Piedade) de Michelangelo é uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista. Representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria. A fita que atravessa o peito da Virgem Maria traz a assinatura do autor, única que se conhece: MICHAEL ANGELUS. BONAROTUS. FLORENT. FACIEBA(T), ou seja, "Miguel Angelo Buonarotus de Florença fez".Desde que a estátua foi atacada em 1972, está protegida por um vidro a prova de bala. Tem 174 centímetros por 195 centímetros e é feita em mármore. Por causa do vidro, os detalhes não são muito bem captados pela câmera e muito menos todas as sensações ao vê-la tão de perto.


 Túmulo do Papa João Paulo II
Emocionante.
 Sem muitas palavras. 
Oração, fé e devoção.




Papa João XXIII
 O cadáver de João XXIII fica exposto ao público no interior da Basílica de São Pedro.Ele está dentro de um caixão de bronze e vidro, à prova de bala e de raios ultravioleta. Uma vez exposto, as pessoas constataram rapidamente o surpreendente grau de preservação do corpo de João XXIII, que não apresentou nenhum sinal de decomposição ou deformação. É incrível. INCRÍVEL!


 Estátua de Bronze de São Pedro
Na estátua, as duas chaves do céu estão em sua mão esquerda, e a direita se ergue em gesto de bênção à antiga moda grega, os dois dedos estendidos em reconhecimento da natureza dual de Cristo, divina e humana, enquanto os outros três dedos se unem num sinal da Santíssima Trindade. É um ritual antiquíssimo que todos os peregrinos homenageiam a estátua antiquíssima, tocando-a com sua mão ou beijando o pé, é notável o desgaste do bronze no pé.





 Túmulo de São Pedro
Foi provado que sob o altar da basílica está enterrado São Pedro o primeiro Papa e, portanto, o primeiro na linha da sucessão papal. Por esta razão, muitos Papas, começando com os primeiros, têm sido enterrados neste local. Agora, tenta imaginar a emoção de estar no túmulo de São Pedro, de poder visitar ali, de perto.




Baldaquino
É dos locais mais impressionantes da Basílica de São Pedro. Gian Lorenzo Bernini criou, para o altar papal acima do túmulo de São Pedro, uma obra prima técnica e artística para o Papa Urbano VIII Barberini.Trata-se de um alto baldaquino de bronze dourado, de quase 30 metros de altura, construído de 1624 a 1633. De plintos em mármore, que mostram o escudo de armas do papa, erguem-se quatro colunas torcidas que suportam o peso do baldaquino com um globo e uma cruz. O desenho é exuberante, cheio da energia e movimento próprios ao Barroco, a solução ideal para o imenso espaço aberto no interior pelo domo central.Para obter bronze suficiente o papa ordenou derreter bronzes antigos do Panteão, fazendo com isso o povo de Roma dizer: "O que os bárbaros não conseguiram fazer, fizeram os Barberini..." Dê uma olhada e pensa, só pensa: (http://ipt.olhares.com/data/big/223/2239890.jpg)
Agora imagina estar aí, se sentir pequena perto da grandiosidade de uma obra HUMANA. Mais uma vez, é possível refletir de como Deus pôde dar tanta inteligencia e talento ao homem.





Porta Santa

É a porta aberta pelo Papa para marcar simbolicamente o início de um Ano Santo.
 O "assustador" é o tamanho da porta e o grau de representatividade para a Igreja.
Cúpula da Basílica
Uma das experiências mais doidas que fiz foi subir a cúpula da Basílica. Foram muitos degraus, muitas curvas fechadas, muita falta de ar!
A cúpula se eleva a uma altura total de 136,57 m desde o chão até a parte superior da cruz externa. É a cúpula mais alta do mundo. Seu diâmetro interno é de 41,47 m.
O perímetro interior apresenta a inscrição em latim com letras de 2 m de altura:
TV ES PETRVS ET SVPER HANC PETRAM AEDIFICABO ECCLESIAM MEAM ET TIBI DABO CLAVES REGNI CAELORVM
"Tú es Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja. A ti te darei as chaves do reino do céu." 
Abaixo se encontra:
S. PETRI GLORIAE SIXTVS PP. V. A. M. D. XC. PONTIF. V.
"Para a glória de São Pedro, Sixto V, papa, no año 1590 e quinto año de seu pontificado"
A vista lá de cima é tão incrível, tão inexplicável que você fica se perguntando o que o papa deve sentir ao ver a praça cheia de gente clamando! É demais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viva comigo esse momento ;)