Vamos lá.
Contar o que vivi em uma semana cheia de bençãos, de unção e de alegrias.
Contarei por dias (pessoal que queria saber da experiencia, aqui estará) pra que assim, transmita cada um dos sentimentos :)
Pra quem quer saber como é o alojamento. Eu dormi mal, uma semana dormindo mal. Coisa de peregrinos, muita gente em um espaço pequeno. Dormir no chão, tomar banho de biquíni, dividir duchas, momentos, enfim. Alojamento de doido =) A gente imagina que é assim, mas viver é um ponto totalmente distinto.
Quanto à cidade de Madrid, a estrutura foi muito boa, apesar da quantidade de pessoas. Tiveram, sim, os madrileños "enfadados" com a JMJ, mas todos esperavam manifestações contrárias. Faz parte !
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAH, foi uma semana linda !!! *-*
cheia de orações, de entrega mesmo !!
Só uma "juventude do papa" pra aguentar tudo o que eu passei (=
Vamos à experiencia :
DIA 16
No primeiro dia eu conheci uns brasileiros que foram minha companhia durante a semana! A eles (Cláudio, Taís, Tiago, Cristiano, Marcelo) o meu muito obrigada e as minhas saudades!
Encontrei brasileiros de Brasília. Um grupo grande que me deu a maior força, me mostraram tanta coisa. A gente percebe muito a presença de Deus nas pessoas e isso eu pude perceber neles.
Depois, encontrei-me com o Douglas( aaaaah, Dougrinhaaaaas <3 ), um dos chicos de Salamanca, passamos o dia no Parque del Retiro.
Tive o privilégio de participar da "Festa do perdão" e me confessar. Depois, visitamos a Feira Vocacional e foi muito bom ver que o mundo inteiro tem pessoas enraizadas em Cristo.
A missa de abertura da JMJ estava HUMANAMENTE impossível. Tinha muita gente, creio que nunca vi tanta gente em toda a minha vida. Não ficamos nem perto de ficar longe !! muitas ruas de Madrid ocupadas e com telões para o acompanhamento da celebração.
Nesse dia, entendi, de maneira ainda mais forte, o quanto Deus é o Senhor de tudo o que estou vivendo, de toda a oportunidade que tenho, de eu estar aqui desse lado do oceano.
DIA 17
Durante os dias da JMJ, tiveram Catequeses com bispos de diversos lugares do mundo. Em cada igreja tinha um grupo, com um bispo, com um idioma.
Nesse dia, fui assistir a uma MUITO boa. Nessa, escolhi ir em uma com um bispo espanhol. Deixo aqui a frase que mais ouvi:
"NO TENGÁIS MIEDO"
Na parte da tarde, fui visitar o mosteiro El Escorial e fiquei encantada com o tamanho do lugar! Lindo demais!!!
Esse dia, foi muito especial pra mim. Encontrei o padre da minha diocese, a ele também meus sinceros agradecimentos, e, num pacotinho, ele entregou o meu Brasil. Cheio de cartas, cheiros, desenhos, bilhetes. Enfim, Deus mostrou pra mim que está ao meu lado, que está me enviando forças e usa das pessoas como instrumento. Chorei muito, MUITO, MUUUUUUUUUITO nesse dia. o pessoal do alojamento ficou perto porque acharam que eu poderia passar mal de tanto que eu chorei. Chorei porque queria abraçar cada uma das pessoas, sentir os cheiros de verdade, tocar, abraçar... Saudade . Saudade que dói.
DIA 18
Na manhã desse dia, fui numa catequese, agora brasileira, e foi ótimo. Pude cantar, louvar, ouvir, sentir, tudo no meu idioma. Com muitos brasileiros, de muitos lugares diferentes :)
Andando por Madrid, percebemos o quanto era IMPOSSIVEL ir a um lugar e não encontrar peregrinos, então, tiramos foooootos, com os mais diversos possiveis :D Foi divertido, treinar o espanhol, relembrar o ingles. Mais bonito foi notar que, apesar de tantas linguas diferentes, todos se entendiam. Todos se entendiam pela lingua da fé.
Pela tarde, fui ao show do Rosa de Saron. Confesso que doeu. Foi o primeiro show que estava sem a companhia do meu pai. Consegui falar com o vocalista da banda, tirei fotos, peguei autógrafos e, pra variar, chorei! As músicas mexeram comigo, tem tanta história, tanto a presença de Deus. Nem preciso dizer que o show foi lindo, lindo demais! *-*'
" SE NOTA, SE SENTE, O PAPA ESTÁ PRESENTE "
O papa chega a Madrid, muito bem recebido. Fez um discurso muito bonito, acompanhei pela televisão em uma estação de metro. Busquem vídeos, frases.
DIA 19
Ah, como não falar desse dia lindo. Viajei! :) Fui até Toledo, falarei mais no outro post, foi encantador ! *---* Não voltamos tarde, eu e a Taís(saudades já),nesse mesmo dia teria a Via Crucis com o papa.
Creio que a Via Crucis foi o momento que mais me marcou da JMJ. Foi intenso, com orações fortes, com presenças marcantes, com imagens marcantes. Foi lindo! Lembrei da conversão do meu pai, lembrei daas orações, dos amigos padres que estão ao meu lado. Eu chorei, de novo! Foi lindo, foi o momento mais especial pra mim. Ver, em cada estação, jovens cheios de história, de luta, carregando a cruz, foi emocionante demais. Sem palavras pra descrever. Liguei pros meus pais, compartilhei esse momento com eles. As palavras do papa, nesse momento, também foram muito marcantes. Foi especial, único, magnífico. (...)
DIA 20/21 (sábado e domingo)
Os jovens, do mundo inteiro, tiveram a vigilia campal e fomos todos pra um aeroporto ( Cuatro Vientos). Só que estava 45º em Madrid, um calor que, meu Deus, fritava.
Foram um milhão e meio de jovens pra celebrar com o papa e dormir ao relento. Mas dai choveu MUITO, MUITO de noite.
Maior tempestade, voou coisas, barracas, foi horrivel. Ao mesmo tempo que foi muito bonito ver o papa lá, aguentando com os jovens, passando a tempestade com a gente. Cantamos, gritamos, rezamos, fizemos o possivel pra suportar a tempestade.
A noite foi fria,dormimos como podemos, no chão molhado, na poeira úmida, mas a missa de manhã no domingo com o papa foi linda. Cada momento daquela missa, foi especial. Sem dizer no percorrido do Papa Móvil :) Foi emocionante. A benção dessa missa foi pra quem a gente desejava. Desejei que a benção do papa chegasse no Brasil, aos meus amigos, aos meus familiares, às pessoas especiais. Ele também nos deu o envio pra missão. Agora, somos jovens que refletem Deus em sua vida.
Además, Benedicto anunciou que a proxima JMJ vai ser no Rio (=
Imagine a festa dos brasileiros naquele Aeródromo de Cuatro Vientos!!! Muita gritaria, muitas esperanças e desejos já pra nossa JMJ.
Se eu for, quero ir de voluntaria, meu espanhol estará melhor em 2013 e pretendo ir pra isso.
Desde já, estou entregando essa ideia nas mãos de Deus.
No domingo, saindo de Cuatro Vientos fomos à "Fiesta brasileña" em comemoração ao anuncio do papa. Foi tão divertido. Muitas bandas, muita alegria, muito verde e amarelo.
Não preciso nem dizer o quanto foi dificil ver que tinha acabado. Além do mais, tive que me despedir dos brasileiros que me acompanharam nessa Jornada. Foi dificil demais.
É engraçado ver todo mundo indo embora, voltando pro Brasil e só eu fico. Minha casa passou a ser aqui, Salamanca...
Enfim, a experiencia valeu, o encontro com Deus foi mais que especial e, claro, o papa estava presente, deu uma força, uma benção, uma oração, um "Olá" para a juventude cristã.
O mais bonito disso tudo é olhar pro lado e pensar: Não estou sozinha, tem mais gente da minha idade que vive e partilha da mesma fé que eu. o mundo está cheio de gente boa, de gente de Cristo e isso foi lindo.
É isso, pessoal. Espero ter partilhado um pouco disso tudo com vocês =)
Beijos especiais e saudades sem dimensões .